(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

ZECA E DANILO PROPÕEM LIBERAÇÃO DE ACOMPANHANTE A GESTANTES E PARTURIENTES


       O vereador José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca Gonçalves (PV), com apoio do vereador Danilo Godoy (PSDB), protocolou hoje (15) o Projeto de Lei 93/09, que dispõe sobre o direito da mulher a um acompanhante, sem restrições, durante o pré-natal, o pré-parto e o parto, em Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com a propositura, cabe às instituições de saúde estimular a equipe multiprofissional a possibilitar a presença de acompanhante, com o objetivo de garantir suporte emocional às mulheres, durante o processo de gestação, pré-parto e parto, estimulando o relacionamento precoce entre pais, filhos e familiares.

      Em sua justificativa, os parlamentares afirmam que as mulheres que dão à luz sentem necessidade de uma companhia amiga, calorosa, humana e familiar. “Foi demonstrado claramente e por muitas vezes que a presença contínua de um familiar ou de uma pessoa próxima durante ao trabalho de parto diminui a necessidade de medicamentos que combatem a dor”, afirmou Zeca.

      Os vereadores ressaltam ainda que a medicalização do parto, fenômeno intensificado ao longo do século passado, tornou-o um evento excessivamente frio e técnico, em que a mulher é separada de seus amigos e parentes e submetida a uma situação de profundo estresse emocional. Além disso, o atendimento pela equipe de saúde é frequentemente impessoal e não leva em conta o contexto psicossocial de cada parturiente.

      “Consideramos essencial a garantia de suporte emocional às parturientes em um momento tão especial de suas vidas. A presença de um acompanhante, de escolha da mulher, durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto, contribui decisivamente para aumentar o conforto físico e psicológico da gestante”, disse. Os parlamentares também destacaram que a presença de um acompanhante na sala de parto já é usual em muitos países. No Brasil, a adoção dessa prática é recente e ainda bastante limitada. Em todas as situações, a experiência tem sido muito bem-sucedida e plenamente aceita pelas parturientes e por seus familiares.
 


Publicado em: 15 de setembro de 2009

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!