Os vereadores Paulo Monaro, presidente do Legislativo, e Eliel Miranda receberam, na Casa de Leis, o assessor do deputado federal Paulo Bilynskyj, ao qual repassaram, via ofícios, reivindicações do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Santa Bárbara d’Oeste, acerca da destinação de emendas parlamentares para a aquisição de um novo conjunto de litotripsia, cuja função é realizar procedimento não invasivo para cálculos renais, e para a reforma do espaço externo de espera de pacientes.
Nas solicitações recebidas por Monaro, o gerente administrativo do AME, Leandro Abreu, explica que o ambulatório produziu 4.814 exames de litotripsia em 13 anos e 10 meses de utilização do equipamento, de 2009 a outubro de 2022, quando o equipamento, considerado obsoleto pelo fabricante Siemens Healthcare Diagnósticos Ltda. desde 31 de dezembro de 2020, deixou de funcionar por problemas na bomba d’água, não havendo peças disponíveis para reposição. Segundo ofício do AME, o investimento necessário para a aquisição do novo equipamento é de R$ 2.890.000.
No que diz respeito à reforma de infraestrutura e ambientação do espaço externo (espera de pacientes) do AME, Abreu indica serem necessários recursos no valor de R$ 200 mil. Segundo o gerente, a reforma é fundamental para atingir e dar continuidade no atendimento 100% SUS com qualidade e segurança, bem como garantir o bem-estar dos pacientes na espera de consultas, exames e cirurgias, principalmente, em dias extremos de muito calor, frio ou chuva.
O AME Santa Barbara d’Oeste é um ambulatório cirúrgico inaugurado em 08 de dezembro de 2008 com a missão de proporcionar atendimento clínico e cirúrgico especializado aos pacientes, possibilitando diagnóstico rápido e encaminhamento referenciado de diferentes patologias, buscando reduzir assim, as desigualdades de acesso da população das diferentes regiões do Estado aos serviços de média e alta complexidade ambulatorial.
Abrangência ao DRS 7, o AME Santa Bárbara d’Oeste tem sido referência prioritária para seis municípios da microrregião, sendo: Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia, Americana, Monte Mor e Nova Odessa. Porém os outros municípios pertencentes ao DRS 7, bem como aos DRS 10 e 14, também têm agendados os seus pacientes neste ambulatório através de vagas disponibilizadas pelo DRS, de acordo com o número de pacientes nas filas de espera ou através das vagas remanescentes (chamadas vagas do “bolsão”), gerenciadas através do sistema da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).
Publicado em: 04 de outubro de 2023
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1