A instalação de ecopontos, as questões relacionadas à arborização urbana, o descarte de entulhos de construções e a situação dos corpos d’água existentes no município são alguns dos temas relacionados ao Meio Ambiente que têm composto a pauta das discussões e proposituras na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste. Com o objetivo de aprofundar essas questões e ao mesmo tempo trazê-las para que sejam discutidas e debatidas, também, pela sociedade civil, entidades e associações de classe, além de envolver os poderes Judiciário e Executivo, um grupo de vereadores barbarenses decidiu propor a realização do Fórum Ambiental de Santa Bárbara d’Oeste.
Nesta semana, os parlamentares se reuniram para discutir as diretrizes do fórum que deve reunir representantes de vários setores da sociedade e terá como principal foco a apresentação de propostas que contemplem as demandas ambientais. O evento também pretende conscientizar a população sobre o tema. De acordo com o presidente do Poder Legislativo, Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), o fórum vai fazer um levantamento da legislação existente e sua aplicabilidade no município.
O vereador Valmir Alcântara de Oliveira, o Careca do Esporte (PT), destacou a questão da arborização urbana no município que apresenta uma série de problemas. “As árvores foram plantadas sem especificações e hoje danificam imóveis e calçadas, é preciso rever essa situação”, frisou. Para Alex Backer (PV), a realização do evento será importante para que se trabalhe a conscientização da sociedade nas questões ligadas ao Meio Ambiente. “Vamos enfatizar a participação da população para que possamos orientar e apontar as saídas necessárias”, disse.
“A ideia é despertar o interesse da população para as causas ambientais, despertar o olhar e discutir assuntos importantes, como a arborização”, afirmou o vereador Celso Ávila (PV). Na primeira reunião do grupo foi discutida a possibilidade de realizar o Fórum Ambiental na primeira semana do mês de junho quando são comemorados o dia Nacional da Educação Ambiental e o dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia, nos dias 3 e 5, respectivamente. Devem participar dos debates, membros do Ministério Público, Prefeitura e entidades ambientais, além de representantes de outros setores ligados ao Meio Ambiente. Propuseram a criação do Fórum Ambiental, os vereadores Pinguim, Careca do Esporte, Alex Backer, Felipe Sanches (PSC), Celso Ávila e Giovanni Bonfim (PDT).
Colaboração: José Roberto Silva
Publicado em: 08 de março de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1