Os vereadores barbarenses aprovaram um projeto de lei e seis moções durante a 1ª Reunião Ordinária do ano, promovida nesta terça-feira (16 de janeiro), no Plenário Dr. Tancredo Neves, na Câmara Municipal. Antes da apreciação das proposituras presentes na Ordem do Dia, o vereador Carlos Fontes homenageou o ourives João Ricardo Pereira, com a Moção de Aplauso nº 534/2023, pelos 10 anos da Loja “João do Ouro”, localizada na área central da cidade. Pereira recebeu a homenagem ao lado da esposa Alrelí de Jesus Felício Pereira.
Em seguida, a psicóloga Angélica Camargo fez uso da Tribuna Livre da Câmara, a convite da vereadora Kátia Ferrari do SOS Animais, para falar sobre a campanha “Janeiro Branco”, que visa a alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
O primeiro projeto da pauta, o PL 308/2023, foi aprovado por unanimidade. A propositura, de iniciativa do vereador Carlos Fontes, institui o Dia Municipal dos Desbravadores da Organização Adventista no Calendário Oficial. Antes da votação, membros do Clube dos Desbravadores usaram a tribuna para falar sobre o trabalho desenvolvido com meninos e meninas de 10 a 15 anos no que diz respeito ao desenvolvimento de talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza. A iniciativa, criada em 1950 como um programa oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está presente em mais de 160 países.
Após a votação dessa proposta, o presidente Paulo Monaro suspendeu a sessão para que um grupo de funcionárias de empresa terceirizada contratada pela Prefeitura se reunissem com os vereadores. Depois da reunião, a recepcionista do Pronto-socorro Dr. Afonso Ramos, Karen Vitória da Silva, fez uso da tribuna da Câmara para pedir a intervenção dos parlamentares na resolução do problema enfrentado com o atraso no pagamento de seus salários. Segundo Karen, a Prefeitura pagou a empresa, a qual não repassou os salários a seus funcionários.
O segundo projeto previsto na pauta de votação, o PL 71/2023, de autoria do vereador Eliel Miranda, teve sua votação adiada a pedido do próprio autor. A proposta autoriza o Poder Executivo a parcelar o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis – ITBI e dá outras providências.
Por fim, foram aprovadas as moções de número 612 e 615/2023 e 1, 4, 7 e 8/2024.
As sessões camarárias são abertas ao público e também podem ser acompanhadas por transmissão, ao vivo, pelo site oficial da Casa de Leis, pela rádio Santa Bárbara FM (95.9) e pelas redes sociais (@camarasbo).