Os vereadores Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), acompanharam, hoje (11), a instalação de um guard-rail de cerca de 280 metros na rua Tupis, ao lado da rodovia Ernesto de Cillo, no Jardim Santa Rita. A colocação dessas defensas metálicas, com o objetivo de evitar a travessia de pedestres fora da faixa, gerou questionamentos entre os moradores, que telefonaram para os parlamentares, solicitando a intervenção deles no local.
A presidente da ASSABZSUL (Associação dos Bairros da Zona Sul), Ângela Maria da Silva, foi quem questionou os parlamentares a respeito da instalação do guard-rail. Inicialmente, ela acreditava que, em vez de ser instalada ao lado da sarjeta, essa proteção deveria ter sido colocada do outro lado da calçada, impedindo a passagem de pedestres para a Estrada de Cillo, em trecho fora da faixa.
Para esclarecer a situação e verificar a correta colocação do equipamento, os vereadores telefonaram para o engenheiro civil do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Manolo Barrionuevo, que também visitou a área. Aos parlamentares, ele explicou que o objetivo do guard-rail é dar segurança para o pedestre que caminha pela calçada e para os motoristas, que em caso de acidente não atingirão os pedestres. “A calçada é instrumento social, que possui estrutura de mobilidade e já direciona o pedestre. Quem passa por aqui deve estar protegido”, afirmou Barrionuevo, alertando para a possibilidade, no caso de alteração da defensa, de um pedestre ser esmagado por um veículo que venha a perder a direção e invadir a calçada.
Ainda com o objetivo de evitar a travessia de pedestres em local irregular, os vereadores devem agendar uma reunião com o diretor-regional do DER, Danilo Dezan, para reivindicar a instalação de barreiras com mais de 2 metros de altura entre a rua Tupis e a Estrada de Cillo. Além disso, os parlamentares também devem cobrar a continuação da calçada ao lado dessa estrada até o trecho onde está sendo instalada uma escada, em frente à faixa de pedestres. “Agora a Prefeitura tem de fazer a parte dela”, concluiu Kadu, preocupado com o fato de a calçada terminar antes da faixa.
Publicado em: 11 de agosto de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1