(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Vereador solicita agenda com superintendente do IPHAN para tratar de tombamento histórico do estádio do União Barbarense


O vereador Carlos Fontes (União Brasil) apresentou, na última quinta-feira (20), em São Paulo, um ofício ao superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Danilo de Barros Nunes, solicitando uma agenda para tratar do tombamento histórico do Estádio União Agrícola Barbarense. O pedido vem no contexto de uma campanha que visa proteger o estádio, que completou 102 anos em 2024, como patrimônio cultural.

A iniciativa é uma resposta à crescente preocupação com o futuro do Estádio Antônio Guimarães, que enfrenta sérios riscos devido a dívidas trabalhistas que ultrapassam R$ 18 milhões. O espaço, que já foi levado a leilão pela Justiça em 2021, é de importância histórica e esportiva para a cidade. Para garantir sua preservação, o vereador e Carlos Alberto Festa, líder do movimento "Não à demolição do Estádio do União Barbarense", têm se empenhado na luta para assegurar seu reconhecimento oficial como patrimônio.

No ano passado, a Moção nº 171/2024, de autoria de Carlos Fontes, foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Santa Bárbara d'Oeste, e encaminhada ao Iphan. A moção apela para que o estádio seja tombado como patrimônio histórico, com a justificativa de que ele atende aos requisitos legais para a preservação. A decisão foi tomada após um estudo apresentado em audiência pública realizada em setembro de 2023, com a participação da geógrafa Dra. Simone Scifoni, da Universidade de São Paulo (USP), que reforçou a relevância histórica do imóvel.


Publicado em: 24 de fevereiro de 2025

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!