(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Vereador recebe informações sobre funcionamento de incubadora de empresas


O vereador Celso Ávila (PV) recebeu, hoje (17), resposta ao requerimento de informações a respeito do funcionamento da Incubadora de Empresas José João Sans, localizada no bairro São Francisco. A incubadora tem o objetivo aumentar as chances de sucesso de novas empresas, introduzir novas corporações na economia local, além de desenvolver iniciativas competitivas e gerar novos empregos.

Em resposta aos vereadores, a secretária municipal de Governo, Patrícia Marques de Martino, informa que, atualmente, dez profissionais da Prefeitura e três profissionais vinculados à Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) prestam assessoria à incubadora, criada em 2004. Os profissionais que procuram pela incubadora têm todo o suporte e assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, assim como da UNIMEP, que coloca à disposição desses empreendedores o laboratório e orientações de profissionais. Os interessados também contam com suporte consultivo do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

 Com relação à gestão da incubadora, o parlamentar foi informado que um representante de cada uma das instituições parceiras, além de um representante dos empresários incubados e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, formam o comitê gestor para a tomada de decisões. O modelo de negócios da Incubadora José João Sans tem o foco no desenvolvimento da indústria, onde os incubados são  inseridos em boxes  grandes e  tradicionais. Atualmente, apenas uma empresa a com o perfil de startup faz parte da incubadora.

 O tempo de contrato de incubação, em média, é de dois anos e meio. E, desde 2004, 59  empresas já passaram pela incubadora. Até o momento, apenas três mulheres empreendedoras passaram pelo processo de incubação. Por fim, o vereador foi informado ainda que a Prefeitura é a principal mantenedora da incubadora e que o laboratório de informática local foi montado com verba do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Por fim, a Administração informou que, para ingressar na incubadora, o empresário ou empreendedor precisa fazer uma visita para se apresentar e conhecer o espaço, bem como suas características, e apresentar um plano de negócios para o comitê gestor.


Publicado em: 17 de maio de 2022

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!