(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Vereador questiona Prefeitura sobre campanha de vacinação contra raiva


O vereador José Luis Fornasari, o Joi (PV), protocolou, hoje (18), requerimento de informações a respeito da realização de campanha de vacinação antirrábica em Santa Bárbara d’Oeste.  No documento, o parlamentar afirma ter sido procurado por tutores de animais domésticos, os quais questionam o motivo dessa campanha ainda não ter sido realizada em 2022, uma vez que, em anos anteriores, normalmente a vacinação de cães e gatos ocorria a partir do mês de agosto. 
 
Joi destaca que, além de não ter recebido qualquer informação a respeito de campanhas de vacinação antirrábica nos últimos anos, teve conhecimento da morte de pessoas e animais por raiva em diferente regiões do Brasil. Ele também destaca que muitos munícipes não têm condições de levar seus animais até o Centro de Controle de Zoonoses para a imunização, por isso a importância da campanha nos bairros. 
No requerimento, Joi questiona o motivo de a campanha antirrábica ainda não ter sido promovida no Município e se a Prefeitura tem alguma previsão para que ela ocorra ainda neste ano. Em caso de resposta afirmativa, o vereador pergunta quando ela deve ser realizada. 
 
Ainda no pedido de informações, Joi questiona se o setor de Zoonoses promove a vacinação gratuita de cães e gatos, em quais dias e horários. Caso não vacine mais contra a raiva, ele pergunta o motivo e a quem caberia essa responsabilidade pela imunização dos animais. Por fim, o parlamentar indaga quando foi promovida a última campanha de vacinação antirrábica e o total de animais imunizados. 
 
A raiva é uma doença infecciosa grave causada por um vírus. A infecção, que pode afetar humanos, rebanhos e animais domésticos, causa a inflamação progressiva do cérebro, com letalidade próxima a 100%. Considerada um problema de saúde pública, a raiva pode levar a complicações como febre, delírios, espasmos musculares involuntários generalizados e convulsões, além de evoluir para quadros de paralisia, levando a paradas cardiorrespiratórias. A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura. A infecção também ocorre por arranhões ou lambida desses animais.


Publicado em: 18 de novembro de 2022

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!