O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, esta semana, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 10/2022, que institui o Programa Educação no Trânsito nas escolas da rede municipal de Santa Bárbara d'Oeste. O projeto também prevê que unidades da rede particular poderão aderir ao programa, destinado a alunos do ensino fundamental.
Ainda de acordo com a propositura, as escolas da rede pública poderão realizar seminários, palestras ou qualquer outra forma de apresentação, abordando assuntos relacionados à educação, à prevenção e à segurança no trânsito. Além disso, nas dependências das escolas municipais deverão ser afixados, permanentemente, cartazes e informativos referentes ao comportamento seguro no trânsito.
O projeto também prevê que os professores habilitados para participarem do Programa Educação no Trânsito atuarão, diariamente, em salas de aulas, como agentes de prevenção e segurança no trânsito, abordando o tema de forma esclarecedora sempre que questionados ou quando perceberem a necessidade, sem prejuízo de abordagem quinzenal a ser promovida pelas escolas. As escolas deverão, ainda, promover balanço anual das atividades desenvolvidas nesse programa.
“A educação para o trânsito passou a se constituir uma das formas de combater a violência no trânsito em longo prazo, devendo ser introduzida desde a educação infantil e do ensino fundamental, para que o contato com essa realidade seja absorvida desde os anos iniciais do processo de formação do aluno”, afirmou Eliel. Segundo ele, seu objetivo com esse projeto é demonstrar a necessidade de uma educação para o trânsito para as crianças, não deixando que esse processo de formação e conscientização se inicie apenas na maioridade, para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Publicado em: 27 de janeiro de 2022
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1