O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, na última semana, o Projeto de Lei 261/2021, que estabelece pictograma a ser utilizado em nova sinalização de atendimento prioritário ou de espaço reservado a pessoas idosas. De acordo com a propositura, a antiga sinalização, na qual o público da terceira idade era representado com as costas curvadas, utilizando bengalas, será substituída outra mais adequada, com a representação de uma pessoa caminhando normalmente, ao lado do número 60+. O descumprimento da lei, caso ela seja aprovada, implicará em advertência para regularização no prazo máximo de 30 dias.
“É constrangedor aos idosos encontrar símbolos que denotam incapacidade, imagem essa bastante difundida em nossa sociedade, em locais que são prioritários ou reservados para utilização deles”, afirmou Eliel Miranda. O novo símbolo proposto pelo parlamentar foi apresentado em âmbito nacional há alguns anos por um publicitário, escolhido entre outras imagens, depois de intensa campanha na internet.
“Já se foi o tempo em que a imagem de um velhinho apoiado em uma bengala representava a chamada terceira idade. Sua substituição por um símbolo mais moderno e de acordo com o padrão de vida atual dos idosos, que têm uma vida ativa, trabalham e aproveitam seus momentos de lazer, é mais do que necessária”, destacou o parlamentar na exposição de motivos do projeto. Eliel ressalta também que o símbolo atual prejudica a manutenção da autoestima dos idosos e pode estimular atitudes de preconceito ou discriminação contra eles, em razão, unicamente, de sua idade mais avançada.
Publicado em: 01 de dezembro de 2021
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1