O vereador Celso Ávila protocolou, na secretaria da Câmara barbarense, o Projeto de Lei nº 167/2025 e a Indicação nº 3.765/2025, que propõem a criação do Programa Jardim Sensorial no município. A iniciativa busca oferecer ambientes inclusivos e acolhedores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estimulando o desenvolvimento integral e o bem-estar por meio do contato com a natureza e de estímulos sensoriais adequados.
De acordo com o parlamentar, os jardins sensoriais são ferramentas eficazes na redução da ansiedade e incentivo à interação social, funcionando como espaços terapêuticos e educativos, que favorecem o equilíbrio emocional e o convívio saudável. “Esses ambientes contribuem para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com TEA e suas famílias”, destaca Ávila.
O vereador espera incluir o Programa Jardim Sensorial na construção do Centro de Educação e Terapia Infantil (CETI), projeto inovador voltado ao atendimento de crianças com TEA, deficiências e outros casos que demandam investigação diagnóstica. Segundo ele, o espaço será mais uma alternativa de acolhimento e desenvolvimento para os munícipes, fortalecendo a rede de apoio às famílias.
“A nossa proposta representa um avanço nas políticas públicas de inclusão e acessibilidade, garantindo o direito a espaços públicos adaptados às necessidades sensoriais da população. Ao mesmo tempo, une sustentabilidade, saúde mental e inclusão social, reafirmando o compromisso com uma cidade mais humana e acolhedora”, finaliza o autor.
Publicado em: 12 de novembro de 2025
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.13