O vereador Eliel Miranda (PSD) protocolou, na última semana, os projetos de lei 59 e 60/2023. O primeiro dispõe sobre adoção de medidas de segurança para evitar furto de fiação em todos os prédios públicos, enquanto o segundo autoriza a implementação de semáforos inteligentes em Santa Bárbara d´Oeste.
O PL 59/2023, em seu primeiro artigo, obriga o Poder Público a instalar dispositivos de segurança para evitar acesso aos fios, com o objetivo de evitar furto das fiações, vindo a prejudicar a população e gerando altos custos aos cofres públicos. Na exposição de motivos, Eliel Miranda afirma que essa proposição visa a interromper esta onda de furto de fios cada vez mais frequente, em especial nos postos de saúde, escolas e centros comunitários, situação que tem causado transtorno à população e ao poder público.
Já o PL 60/2023 autoriza a implementação de semáforos inteligentes em Santa Bárbara d ́Oeste. Para essa implantação, deverá ser realizada uma análise técnica para avaliar a viabilidade, considerando a demanda de trânsito, o local de instalação e a disponibilidade de recursos financeiros. Além disso, o processo de implantação dos semáforos inteligentes deve ser precedido por consulta e audiência pública, com o objetivo de apresentar os benefícios da tecnologia e obter a opinião dos cidadãos.
Na exposição de motivos desse projeto, Eliel Miranda afirma que novos sistemas de semáforos inteligentes podem coletar mais dados e ajustar os sinais em tempo real. “O sistema de controle pode registrar informações de trânsito com o uso de detectores e câmeras. Com essas informações, o sistema pode ajustar as luzes para melhorar o fluxo de tráfego, ajustar a duração do ciclo de sinais e mover um número maior de veículos em menos tempo”, afirmou, ressaltando que um estudo da Federal Highway Administration mostra que os sinais de trânsito adaptativos podem melhorar o tempo de viagem em 10%, em média. “Os semáforos inteligentes ajudam a dominar o caos que geralmente ocorre em circunstâncias imprevistas, como acidentes de trânsito ou eventos especiais. Um sistema de semáforo convencional só pode responder com ciclos pré-programados, nenhum dos quais provavelmente será a melhor abordagem para uma situação de emergência, como o fechamento de uma pista causado por um acidente ou uma árvore caída”, explicou.
Publicado em: 01 de março de 2023
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1