O vereador Eliel Miranda protocolou, na última semana, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 42/2024, que dispõe sobre a denominação da rua W, do loteamento residencial Cachoeira, como rua Luiz Zanetti Neto. Junto à proposição, o parlamentar apresenta breve biografia do homenageado.
Primogênito de Irineu Zanetti e Maria Aparecida Pires Zanetti, Luiz Zanetti Neto, mais conhecido como “Luizinho da Braço de Prata”, nasceu em 15 de maio de 1954 em Santa Barbara d’Oeste, e passou boa parte de sua infância nos arredores da tradicional fazenda Jacyra, onde morava com sua família, e da escola de Cillos, onde cursou o ensino fundamental.
Já aos 7 anos de idade, demonstrou grande habilidade na direção de trator, e assim começou a trabalhar com sua família no cultivo da terra, trabalho esse, ao qual se dedicou por toda sua juventude. Posteriormente, trabalhou como administrador de fazenda na Ilha do Bananal (TO), foi também revendedor de insumos agrícolas, instrutor de autoescola, e vendedor em uma loja do ramo de CAÇA E PESCA, antecessora da atual Casa Braço de Prata.
Por ter muitos amigos na região, sempre acompanhou de perto a evolução da cidade, e inclusive participou de marcos importantes, como a captação de recursos para construção das igrejas do Jardim Ipiranga e do Mollon. Em 06 de agosto de 1983, na antiga igreja de Santo Antônio, em Americana, casou-se com Lúcia Alves dos Santos Zanetti, com quem teve três filhos: Gustavo, Camila e Thiago.
Em decorrência de sua competência profissional e seu extenso conhecimento nas áreas de caça e pesca, inaugurou, em 30 de setembro de 1989, a Casa Braço de Prata em Santa Bárbara d’Oeste. Pouco tempo depois inaugurou também uma filial em Americana. A sociedade, então com duas lojas, foi desfeita por interesses pessoais dos sócios, e quando questionado, Luiz disse, sem pestanejar, que tinha interesse de ficar com a loja de Santa Bárbara d’Oeste. No Município, ele se tornou figura pública por conta do seu carisma, humildade e bom humor, reconhecido inclusive no meio político como grande representante dos princípios da liberdade, atuando na pauta da defesa individual, do tiro esportivo e da caça sustentável.
Infelizmente, ficou viúvo em 13 de novembro 2016. Acometido pelo mal de funcionamento do aparelho digestivo e respiratório, veio a falecer, aos 23 de Julho de 2023, no Hospital São Francisco, em Americana.
Publicado em: 29 de janeiro de 2024
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1