O vereador Celso Ávila voltou a protocolar, nesta semana, requerimento na Câmara Municipal cobrando da Prefeitura ações efetivas de fiscalização e o cumprimento da legislação que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampidos, especialmente durante as festas de final e início de ano.
Segundo o parlamentar, ele voltou a ser procurado por donos de haras, ONGs de proteção animal, médicos veterinários e proprietários de hospedagens de cães, que relataram prejuízos e episódios recorrentes de sofrimento causados pelo barulho excessivo dos fogos.
Autor da lei municipal que proíbe fogos com efeitos sonoros no município, permitindo apenas os de efeito visual, Celso Ávila destaca que a norma busca proteger a saúde pública, o bem-estar animal e o meio ambiente, mas ainda enfrenta dificuldades de aplicação por falta de fiscalização. Ele lembra ainda que a proibição é respaldada por legislações estadual e federal.
O vereador alerta que os fogos com estampido causam riscos à saúde de pessoas, sofrimento a animais domésticos e silvestres, prejuízos a haras e impactos ambientais. “Não se trata de acabar com as comemorações, mas de garantir que elas ocorram de forma responsável, respeitando a lei, a vida e o bem-estar de todos”, afirmou, reforçando que seguirá cobrando fiscalização e ações educativas do Executivo.
Publicado em: 14 de janeiro de 2026
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2026 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.13