O vereador Celso Ávila (Solidariedade) protocolou, nesta terça-feira (14), a Moção nº 97/205, por meio da qual manifesta aplauso à Guarda Municipal (GCM) de Santa Bárbara d’Oeste pela capacitação voltada à abordagem adequada de pessoas neurodivergentes, como pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), dislexia e outras condições. “É fundamental que nossos profissionais de segurança estejam preparados para agir com empatia e respeito diante das diferenças. Esse tipo de capacitação salva situações e vidas”, disse o parlamentar, conhecido por sua atuação em defesa da causa autista no Município.
Durante a capacitação, os guardas aprenderam sobre sinais e comportamentos característicos de pessoas neurodivergentes, além de estratégias para evitar o agravamento de quadros de crise durante uma intervenção. Um dos principais pontos abordados foi a importância de reduzir estímulos externos, como luzes fortes, sirenes e comandos em tom elevado, que podem causar confusão, ansiedade ou agitação em pessoas com hipersensibilidade sensorial. A ideia é evitar mal-entendidos e garantir uma abordagem mais humana, acolhedora e segura para todos.
“Reduzir abordagens inadequadas evita situações de constrangimento ou violência e promove um ambiente mais seguro e empático para todos os cidadãos, comprovando o quanto a Guarda Municipal está atenta aos direitos das pessoas com deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento”, declarou o autor, cuja intenção com este reconhecimento é demonstrar a importância do compromisso com uma segurança pública mais inclusiva, acessível e consciente da diversidade humana, além de estimular que outras instituições sigam o exemplo da GCM.
Publicado em: 15 de abril de 2025
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4