O vereador Juca Bortolucci protocolou nesta segunda-feira, 21 de julho, na Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, a Moção nº 211/2025, que dirige um apelo ao Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, para viabilizar o acesso dos produtores rurais do município ao Crédito Rural do FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.
O FEAP, gerido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), tem o objetivo de fomentar o agronegócio paulista, equilibrando sustentabilidade econômica, social e ambiental. A iniciativa oferece linhas de crédito rural, subvenções econômicas e seguro rural com subsídios de até 30% do prêmio, atendendo agricultores, pecuaristas, pescadores artesanais, associações e cooperativas.
Além do seguro rural, o FEAP dispõe de mecanismos para modernização da produção e conservação ambiental, como o Projeto FEAP PSA, que financia práticas voltadas à preservação do solo e da água.
Segundo a moção, o CATI Regional de Piracicaba pode atuar como link local para orientar e oferecer suporte aos produtores barbarenses, facilitando o acesso ao programa. A moção também dispõe que o documento seja encaminhado ao secretário Guilherme Piai Filizzola, com pedido de providências para inclusão efetiva de Santa Bárbara d’Oeste no programa de crédito rural estadual.
Guilherme Piai Filizzola, que assumiu a SAA em outubro de 2023, tem direcionado o FEAP a ações de apoio à sucessão familiar, ao estímulo à modernização rural (como estufas, tratores e pecuária de corte) e ao incentivo à agricultura familiar. Atualmente, entre as políticas adotadas sob sua gestão, destacam-se linhas como o FEAP Pró‑Trator e PEAP Pecuária de Corte, além do incremento de recursos para agricultura familiar e seguro rural.
Com a Moção nº 211/2025, a Câmara busca ampliar o acesso dos produtores locais às oportunidades do FEAP, promovendo diversificação, produtividade e sustentabilidade na produção agropecuária de Santa Bárbara d’Oeste. A expectativa é que o apelo receba uma resposta formal da SAA, com medidas concretas para permitir que os agricultores do município acessem os créditos e suportes oferecidos pelo Estado.
Publicado em: 21 de julho de 2025
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11