O setor de Memória Legislativa, responsável pelo arquivo da Câmara Municipal, está recebendo auxílio do Arquivo Público do Estado de São Paulo, por intermédio do Centro de Assistência aos Municípios, que tem como diretora técnica Camila Brandi de Souza e faz parte do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo – SAESP.
Este departamento desenvolve junto aos Municípios Paulistas o Programa de institucionalização de Arquivos Públicos Municipais e implementação de políticas públicas de arquivos, respeitando a completa autonomia das Câmaras Municipais. Esse apoio é importante porque visa criar um sistema de Arquivo Público na Câmara, garantindo eficácia no processo de estruturação tanto física quanto documental, proporcionando maior transparência no que for de interesse público.
O setor de Memória Legislativa foi criado por força da Lei Complementar nº 58/2009 e suas instalações físicas contam com um arquivo deslizante para acomodar os documentos da Câmara. Além disso, estão sendo adquiridos os demais materiais necessários para os devidos tratamentos documentais.
O arquivo irá funcionar no novo prédio Anexo I “Romeu Romi”, inaugurado em Dezembro de 2010. “Neste primeiro momento, buscar auxílio durante o processo de planejamento é de fundamental importância para que seja implementado um arquivo modelo entre as Câmaras Municipais do interior paulista. O Arquivo Público de São Paulo, através de seu programa de auxílio técnico, parabenizou o trabalho em curso e está nos orientando neste processo de implantação e organização do Arquivo da Câmara Municipal de Santa Bárbara d´Oeste”, destaca Fernando Rodrigo da Silva, biblioteconomista e chefe do setor de Biblioteca e Memória Legislativa.
Publicado em: 04 de maio de 2011
Publicado por: Câmara Municipal
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Categoria: Notícias da Câmara
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