O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, Anízio Tavares da Silva (DEM), por motivos de saúde, foi representado pelo assessor da presidência Romualdo Alves de Matos nas duas reuniões realizadas hoje (26), na Câmara Municipal de Sumaré. Às 15 horas, Romualdo integrou, junto com os presidentes das Câmaras de Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa e Sumaré, a reunião do Polo Microrregional Legislativo. Nessa reunião, participaram representantes das Secretarias de Saúde desses municípios e de Americana, além do secretário de Saúde de Santa Bárbara, Fábio Luiz Alves.
Durante o encontro, após debate com os representantes das áreas de saúde de diferentes municípios, os vereadores decidiram encaminhar moção de apelo ao secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, para que a Central Reguladora de Vagas que a atende o Departamento Regional de Saúde VII, permaneça instalada em Campinas. O governo pretende centralizar o serviço de todo o Estado em São Paulo. Para os vereadores, a mudança deve dificultar ainda mais o agendamento de consultas e internações no Hospital das Clínicas, da Unicamp, e no Hospital Estadual de Sumaré.
Em conjunto, os representantes das diferentes Câmaras também decidiram solicitar mais leitos para o atendimento médico na região, investindo nos hospitais já existentes na região, além da ampliação do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para as demais cidades que integram o pólo. Atualmente, o Samu presta atendimento apenas nos municípios de Hortolândia e Sumaré.
Já na reunião do Parlamento Metropolitano, além dos membros do Pólo Microrregional, participaram representantes dos municípios de Americana, Artur Nogueira e Campinas. No encontro, eles debateram os impactos ambientais causados com a ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, para toda a região. Eles decidiram, então, manifestar-se enviando ofício ao Ministério da Defesa e ao Ministério do Meio Ambiente, pedindo que sejam tomadas medidas para minimizar os impactos ambientais dessa obra, apesar de reconhecerem que essa ampliação será muito importante para o desenvolvimento da região.
Ainda em relação ao meio ambiente, os vereadores membros da diretoria executiva desse parlamento debateram ainda sobre a proibição das queimadas da palha da cana-de-açúcar na região e as diferentes decisões do Tribunal de Justiça. O vereador de Americana, Marco Antonio Alves Jorge, o Kim, distribuiu entre os vereadores um abaixo-assinado, para que seja divulgado nas 19 cidades da Região Metropolitana de Campinas contra a queimada da palha de cana.
Publicado em: 26 de junho de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4