Em virtude do Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste sediou na tarde de hoje, 13 de novembro, um encontro para debater e aprimorar a Política Municipal de Atenção às Pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1). O evento foi comandado pelo Presidente da Câmara, Júlio César Kifú, autor da Lei Municipal nº 4.716/2025, que instituiu a referida política no município.
O objetivo da reunião foi promover um diálogo entre o Poder Legislativo, o Executivo e profissionais da área da Saúde, buscando o fortalecimento de ações voltadas à prevenção, tratamento e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com DM1.
O encontro reuniu um grupo diversificado de representantes. Pelo Poder Executivo, estiveram presentes o Secretário Municipal de Esportes, Vinícius Furlan, a Responsável Técnica de Enfermagem da Atenção Especial da Secretaria de Saúde, Aline Guimarães de Almeida, a nutricionista da Secretaria de Educação, Juliene Francischini Pereira do Carmo, o Gestor do Qualivida, Denis Modeneze, e a assessora da Secretaria de Esportes, Aline Silvério. A sociedade civil e as associações foram representadas por Antonio Leite de Moraes Neto, presidente da Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara d'Oeste (ADSB), a assistente social Beatriz Regina Azevedo Ribeiro e a voluntária Juliana Barreto Pires.
O debate técnico contou ainda com a contribuição de especialistas como a nutricionista Renata Tim, idealizadora do projeto “Doce Atitude”, o pediatra e endocrinologista pediátrico Caio Fiore, e a psicóloga e educadora em Diabetes Neusa Strambeck.
Ao final do debate, três principais propostas foram consolidadas para orientar os próximos passos na gestão da saúde municipal. A primeira é a necessidade de sistematizar o número de pacientes com Diabetes Mellitus, incluindo o Tipo 2, para um planejamento mais preciso. Em segundo lugar, foi proposta a criação de um conselho de especialistas e de um ponto de referência para atendimento por equipes multidisciplinares, envolvendo médico, nutricionista, psicólogo e educador físico, com o intuito de informar e apoiar pacientes e suas famílias. Por fim, o grupo destacou a urgência em capacitar e qualificar os profissionais das áreas da Educação, Esporte e Saúde para um manejo mais eficaz no trato com esses pacientes.
O presidente Júlio César Kifú enfatizou a importância da sinergia entre os setores para garantir a plena efetividade da lei de sua autoria e o avanço no cuidado aos munícipes. O parlamentar também ressaltou a vulnerabilidade emocional das famílias que recebem esse diagnóstico diante da complexidade do tratamento, citando o desafio constante de se manter a disciplina necessária para uma gestão eficaz da doença, o que justifica a criação de um ponto de apoio multidisciplinar.
Publicado em: 13 de novembro de 2025
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.13