(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Projetos instituem o Selo “Comunidade Amiga dos Pets” e o "Dia Municipal do Flashback" em Santa Bárbara d’Oeste


A vereadora Esther Moraes apresentou dois projetos de lei na Câmara Municipal. O PL 94/2025 institui o Selo “Comunidade Amiga dos Pets”, a ser concedido aos condomínios verticais ou horizontais que demonstrem a adoção de práticas exemplares de convivência, respeito e bem-estar para com os animais de estimação de seus moradores. Os objetivos da iniciativa, segundo consta na propositura, são identificar publicamente os condomínios que permitem o bem-estar dos animais dentro do condomínio; promover a convivência harmoniosa entre tutores de animais e demais moradores; estimular a criação e a manutenção de espaços adequados para os pets; colaborar para a adoção de regras justas e claras para a permanência de animais, respeitando a legislação vigente; e conscientizar síndicos, administradores e moradores sobre a importância da saúde, segurança e bem-estar animal no ambiente condominial.

 

“A ideia principal é criar um ambiente mais acolhedor, seguro e harmonioso para todos — residentes, seus animais de estimação e também para aqueles que, mesmo sem possuir um pet, desejam um convívio respeitoso e pacífico. A adoção de políticas e infraestruturas “Comunidade Amiga dos Pets” traz uma série de benefícios diretos para a comunidade do condomínio, visto que muitos dos atritos entre vizinhos surgem da falta de regras claras e espaços adequados para os animais”, afirma a autora na Exposição de Motivos. “Os condomínios que se adaptam às novas demandas sociais e oferecem diferenciais como este se destacam no mercado imobiliário. Essa característica se torna um atrativo para novos moradores que buscam um lar onde seus pets sejam bem-vindos, podendo até mesmo valorizar as unidades do condomínio a longo prazo”, completa.

 

A vereadora assina também o PL 95/2025, que institui e inclui no calendário oficial do Município o "Dia Municipal do Flashback", a ser comemorado anualmente no dia 5 de novembro. De acordo com o projeto, a data, que coincide com o Dia Nacional da Cultura, poderá ter suas celebrações associadas a essa tradição retrô, valorizando a união de gerações e a paixão por esse universo cultural. “Essa escolha não é aleatória, ela ressalta a importância do movimento flashback como uma genuína e vibrante expressão cultural que merece ser reconhecida e valorizada em nosso município”, considera Esther, destacando que o objetivo da iniciativa vai além de uma simples celebração musical. “Ao eternizar a história dos anos 70, 80 e 90, o Dia do Flashback se tornará um ponto de encontro intergeracional. A música, nesse contexto, atua como uma poderosa ferramenta de conexão, fortalecendo laços comunitários e familiares”.

 

Na Exposição de Motivos da proposição, a parlamentar ressalta que o movimento flashback transcende o entretenimento. Ela lembra que o grupo de entusiastas que promove o evento é exemplo de engajamento social e solidariedade. “Com ações voluntárias, eles oferecem à comunidade aulas gratuitas, promovem cafés-da-manhã e se dedicam a iniciativas que contribuem diretamente para a saúde e o bem-estar da população”, diz a vereadora. “Essa atuação mostra que o flashback em nossa cidade não é apenas sobre reviver o passado, mas também sobre construir um presente melhor para todos, com espírito de colaboração e união”, conclui.


Publicado em: 04 de agosto de 2025

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!