O vereador Juca Bortolucci protocolou o Projeto de Lei nº 283/2023, que proíbe os restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, supermercados, hortifruti, hotéis e similares autorizados pela Prefeitura de utilizarem isopor em suas embalagens e copos térmicos, devendo fornecer alternativamente embalagens de material biodegradável, reciclável, entre outros materiais que não se utilizem de poliestireno expandido (EPS/XPS).
O projeto foi apresentado para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Canteiro, e para os representantes do CODEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste), Fábio Vicentin Diniz e Rosani Franco de Farias Novaes, que se manifestaram, segundo o autor, favoráveis à propositura.
“O presente projeto visa a viabilizar a cadeia de materiais recicláveis em nosso município e incentivar o uso de produtos biodegradáveis e sustentáveis. O isopor é um produto sintético proveniente do petróleo e derivado da natureza, tal como o vidro, a cerâmica e os metais. A diminuição de embalagens de isopor colocadas no mercado resguarda não só a nossa saúde e dos animais, como será um fato benéfico para o meio ambiente, visto que o descarte desse material na natureza acontece sistematicamente pelo consumidor final”, explicou Juca. “Outro fato importante é que algumas cadeias de reciclagem acabam não aproveitando o isopor por falta de maquinário, visto que os materiais recicláveis são comercializados com base no peso e, como você pode imaginar, para conseguir um peso significativo de isopor é necessário um volume absurdo”, finaliza o vereador.
Publicado em: 04 de setembro de 2023
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1