(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Projeto institui Programa de Apoio às Pessoas com Alzheimer no Município


De autoria do vereador Eliel Miranda (PSD), foi protocolado, ontem (7), o Projeto de Lei 64/2021, que institui o Programa de Apoio às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências em Santa Bárbara d’Oeste. De acordo com a propositura, esse programa terá como objetivo promover a conscientização e a orientação precoce de sinais de alerta e informações sobre a Doença de Alzheimer e outras Demências. O programa também tem o intuito de utilizar métodos para o diagnóstico e o tratamento o mais precoce possível em todas as unidades da Rede Pública Municipal de Saúde; estimular hábitos de vida relacionados à promoção de saúde e prevenção de comodidades; apoiar pacientes e familiares; capacitar cuidadores  e especializar profissionais que compõem equipes multiprofissionais nessa área; dentre outras medidas.

O projeto também autoriza o Poder Executivo a celebrar parcerias, intercâmbios, e convênios com Organizações Não Governamentais, empresas, laboratórios, indústrias farmacêuticas, Universidades e Órgãos Federais, Estaduais ou Municipais, que procurem viabilizar a infraestrutura necessária para a implantação desse programa, observada as disposições legais pertinentes a cada instituto mencionado. A propositura prevê, ainda, que as unidades de saúde deverão investigar, diagnosticar, tratar, promover a saúde mental e acompanhar a pessoa com Doença de Alzheimer e outras Demências, prestando-lhe toda a assistência necessária em real parceria com a estratégia Saúde da Família, com utilização de indicadores de controle de qualidade.

Além disso, conforme a propositura, esses pacientes e seus familiares deverão receber acompanhamento multidisciplinar com profissionais como neurologistas, geriatras, psiquiatras, psicólogos, serviço social, nutricionistas, gerontologias, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros. Para o atendimento multidisciplinar, a Secretaria Municipal da Saúde deverá organizar um Sistema de Saúde para assistência à Doença de Alzheimer e outras Demências, de forma sistêmica e articulada entre as Unidades Básicas de Saúde e Centro Especializado em Alzheimer e outras Demências. O projeto também autoriza a criação de um Centro de Referência de Prevenção e Tratamento da Doença de Alzheimer e outras Demências formado por equipes multidisciplinares.

Na exposição de motivos do projeto, Eliel Miranda destaca que doença de Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa progressiva, que se agrava ao longo do tempo, com impacto nas esferas cognitiva, funcional e comportamental. “Infelizmente, essa doença ainda não tem cura, mas é passível de tratamento retardando sua evolução. Por isso, pode e deve ser tratada”, afirmou. Ele destaca, assim como outras demências, o Alzheimer leva o paciente à total dependência de terceiros nas fases mais tardias, o que implica em maior custo para a família e para o Estado. “Sabidamente, os impactos causados por esses tipos de desordens neurológicas ao familiar, numa perspectiva social, são enormes. As sobrecargas dos custos diretos, indiretos e sociais estão além do que é possível suportar. E esta situação, via de regra, leva também ao adoecimento daquele que cuida, geralmente afetado pela depressão”, explicou.


Publicado em: 08 de abril de 2021

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!