O vereador José Antônio Ferreira, o Dr. José (PSDB), protolocou o Projeto de Lei nº 80/2015, que reconhece de utilidade pública o Instituto César Cielo, de Santa Bárbara d’Oeste. A propositura leva a assinatura dos vereadores Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca, presidente do Legislativo; Gustavo Bagnoli e Wilson de Araújo Rocha, o Wilson da Engenharia, todos do PSDB.
A associação, fundada em 27 de maio de 2010, possui caráter beneficente e sem fins lucrativos, sua sede está localizada na rua Monte Sião, nº 168, no Jardim Alfa. “Reconhecidamente, o nome de César Cielo está ligado a uma carreira de sucesso nos esportes aquáticos e elevou o nome de Santa Bárbara d’Oeste ao conhecimento internacional”, comenta Dr. José.
Nascido no dia 10 de janeiro de 1987, o nadador barbarense César Cielo conquistou duas medalhas olímpicas: ouro nos 50 metros livres e bronze nos 100 metros livres nos Jogos de Pequim (2008). Ele foi o primeiro nadador brasileiro a ganhar medalha de ouro em uma olimpíada.
Cielo começou sua carreira de atleta no Esporte Clube Barbarense, passou pelo Clube de Campo de Piracicaba até chegar ao Clube Pinheiros, onde treinava Gustavo Borges. Durante três anos, ele intercalou os treinos na capital e na Universidade de Auburn, Alabama, nos Estados Unidos.
No Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007, o nadador começou a mostrar seu talento ao mundo, conquistando três medalhas de ouro, nas provas de 50 metros livres, 100 metros livres e revezamento 4 x 100. No ano seguinte, viria a maior conquista de sua carreira, nas Olimpíadas de Pequim.
O campeão criou o Instituto César Cielo com a missão de incentivar e promover a prática e o desenvolvimento da natação brasileira. Presidido pelo médico pediatra César Cielo, pai do nadador, os objetivos do instituto são empreender ações de divulgação do esporte nacional; empreender ações para ampliar o acesso à prática esportiva de qualidade; promover atividades esportivas, lúdicas e de lazer que visem ao desenvolvimento do esporte nacional; promover cursos, estudos, palestras e pesquisas; promover o desenvolvimento cultural e social do País; celebrar convênios, contratos e parcerias com entidades públicas e particulares, nacionais e estrangeiras, objetivando alcançar os objetivos da Associação; entre outros.
Na cidade de São Paulo, o instituto já desenvolve o programa chamado “Novos Cielos” para a formação de crianças e jovens na natação em parceria com o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, polo esportivo da Prefeitura de São Paulo. O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
“Vislumbrando o futuro dos atletas da nossa cidade e região, a proposta de tornar o Instituto César Cielo de utilidade pública em caráter municipal significaria trazer investimentos para desenvolver um programa social através da natação, favorecendo principalmente as crianças e adolescentes carentes do Município”, afirma Dr. José.