De autoria do vereador Celso Ávila (PV), foi protocolado, hoje (20), projeto de lei que institui o sistema de reuso da água da chuva no município de Santa Bárbara d´Oeste para utilização não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais e comerciais. De acordo com a proposta, esse sistema deverá ser contar com um equipamento que conduza a água captada por telhados, coberturas, terraços e pavimentos descobertos ao reservatório. O excesso da água contida pelo reservatório deverá preferencialmente infiltrar-se no solo, podendo ser despejada na rede pública de drenagem ou ser conduzida para outro reservatório para ser utilizada para finalidades não potáveis.
O projeto visa a reduzir o consumo de água da rede pública e o alto custo de fornecimento da mesma; evitar a utilização de água potável onde esta não é necessária; despertar o sentido ecológico e financeiro com a finalidade de não desperdiçar esse recurso natural; e ajudar a conter as enchentes, represando parte da água que teria de ser drenada para galerias e rios. O reuso de água não potável pode ser feito para descarga em vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de veículos, assim como para limpeza de paredes e pisos em geral, limpeza e abastecimento de piscinas, entre outras.
A proposta dispõe que o Poder Público desenvolverá projetos de construção de reservatórios de captação de água de chuva com baixo custo e de formação de agentes multiplicadores da tecnologia, para garantir à população de baixa renda a instalação desse equipamento. Além disso, a Administração Municipal poderá promover a conscientização da população no combate ao desperdício de água e às enchentes, através de campanhas educativas nos meios de comunicação e abordagem do tema nas escolas da rede pública municipal de ensino.