O vereador Ademir da Silva (PT) é autor do Projeto de Lei nº 290/2013, que dispõe sobre a proibição do uso de andadores infantis em creches e escolas sediadas em Santa Bárbara d’ Oeste e a comercialização desses equipamentos no Município. O parlamentar menciona campanha da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) para banir os andadores do país. A campanha, segundo Ademir, baseia-se em estatísticas alarmantes de acidentes graves ocorridos com bebês em fase de aprendizagem do ato de caminhar.
“Os médicos alegam também que os andadores não trazem nenhum benefício ao desenvolvimento dos bebês, mas os sujeitam a riscos de tombamento, quedas de escadas e acesso facilitado a fontes de perigo, como bocas de fogão acesas e produtos tóxicos”, afirma o vereador. Ademir ressalta que os andadores podem chegar à velocidade de um metro por segundo. “Qualquer objeto que trave a rodinha pode tombá-lo e a primeira parte do corpo a ser projetada ao chão é a cabeça”, completa.
O parlamentar chama a atenção, ainda, para dado da SBP revelando que há pelo menos um caso de traumatismo para cada duas a três crianças que utilizam o andador e que em 1/3 desses casos as lesões são graves. “Os pediatras ainda explicam que bebês que usam o equipamento levam mais tempo para ficar de pé e para caminhar sem apoio, engatinham menos e tendo resultados inferiores em testes de desenvolvimento”, diz Ademir.
Publicado em: 22 de novembro de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4