(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Projeto cria campanha de apoio psicossocial aos educadores da rede pública municipal de ensino


O Projeto de Lei nº 156/2025, apresentado pela vereadora Esther Moares na última sexta-feira (17), cria a campanha “Cuidando de Quem Educa” de apoio psicossocial aos educadores da rede pública municipal de ensino, a ser promovida, de forma permanente, pela sociedade civil organizada e por profissionais da área de psicologia e assistência social. A proposta prevê atendimento e tratamento psicossocial individual, por profissional habilitado ou estagiário supervisionado; realização de reuniões de grupos de apoio; campanhas informativas e de orientação sobre doenças profissionais mentais dos educadores; atividades de orientação e de conscientização, como palestras de orientação aos educadores quanto aos riscos da não atenção à saúde mental e às ações preventivas de cuidados.

 

Na Exposição de Motivos do projeto, a autora afirma que a iniciativa nasce da constatação, cada vez mais evidente, do desgaste físico, emocional e psicológico enfrentado pelos profissionais da educação, especialmente os que atuam na rede pública. “As pressões do cotidiano escolar, a sobrecarga de trabalho, a escassez de recursos, as exigências pedagógicas crescentes e, muitas vezes, a ausência de suporte adequado resultam em altos índices de adoecimento mental entre os educadores, com quadros de estresse crônico, síndrome de burnout, depressão, ansiedade e até o medo de sala de aula se tornando comuns, o que afeta diretamente o desempenho profissional e a qualidade do ensino”, declara Esther.

 

O projeto também prevê o uso de espaços públicos, mediante autorização, para a realização das ações que envolvem a campanha, ampliando assim seu alcance e fortalecendo a integração com a comunidade escolar e a sociedade. “Mais do que um conjunto de ações, esta campanha representa um ato de reconhecimento e valorização do educador como agente fundamental no processo de transformação social, e, portanto, digno de cuidado, atenção e suporte”, defende a vereadora, ressaltando que a aprovação do projeto não implica em criação de despesas diretas ao erário, pois sua execução se dá com o apoio da sociedade civil, profissionais voluntários e instituições parceiras, podendo ser viabilizada por meio de convênios e cooperações.


Publicado em: 20 de outubro de 2025

Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!