O presidente da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, vereador Paulo Monaro, recebeu, em seu gabinete na Casa de Leis, na última quarta-feira (14 de fevereiro), o maestro Roberto Mendieta, presidente da Corporação Musical União Barbarese, acompanhado da 2ª vice-presidente Eleni Mendieta. Formada por músicos voluntários, a Corporação, fundada em 1º de maio de 1898, é uma associação civil de âmbito municipal sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal nº. 1.235/1976.
Em 2024, ano que completa 126 anos de fundação, segue com suas atividades musicais. Realiza ensaio semanalmente na Estação Cultural da Fundação Romi, às terças-feiras, a partir das 19 horas. Oferece aulas de teoria musical, instrumentos de sopro e percussão, às quintas-feiras, no período da tarde, com o maestro Levi de Almeida Castro, em sua sede na rua Santa Bárbara, 338, no Centro.
Para se inscrever é necessário ter a partir de oito anos, ser alfabetizado, gostar de música e ter vontade de se desenvolver na área. Não é preciso ter conhecimento musical. “Queremos convidar a todos para conhecerem a Corporação Musical União Barbarense, principalmente aqueles que gostam de música e têm interesse em aprender sobre teoria musical”, enfatiza Roberto.
O maestro explica que a Banda, como é carinhosamente chamada, tem passado por uma repaginação. Hoje, o repertório traz músicas clássicas, passando por MPB e trilhas sonoras do cinema. “O objetivo é que o nosso aluno se torne músico e faça parte das apresentações”, comenta o presidente. “Assim, conseguimos continuar com a tradição da Corporação Musical União Barbarense, mesclando gerações e garantindo a longevidade”, finaliza Roberto.
Publicado em: 19 de fevereiro de 2024
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1