(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

Prefeitura responde a Dr.José que não interrompeu banho para as crianças das creches


Em resposta ao requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), a Secretaria Municipal de Educação informou que as creches municipais não interromperam o banho para as crianças. Segundo o órgão, o banho é dado diariamente para o berçário e maternal I e, de acordo com as necessidades da criança, para o maternal II e III.

Na resposta, a Educação informou que nenhuma faixa etária foi prejudicada pela falta do banho, já que o mesmo é dado para todas as turmas, sendo a frequência determinada pelas necessidades da criança e de acordo com a organização da rotina de cada escola.

O objetivo do banho, segundo a Secretaria de Educação, não é entregar a criança limpa para a família, poupando os adultos responsáveis desse trabalho e privando a criança do contato afetivo com seus familiares, que esse momento propicia e que é fundamental para os pequenos, e, sim, para satisfazer as necessidades de higiene da criança, além de proporcionar-lhe relaxamento e prazer, assim o banho é dado durante o dia, de acordo com a rotina planejada pela escola e não necessariamente quando os pais estão para chegar.

Quanto à questão de as mães terem que levar lençol de seus filhos para lavar em casa aos finais de semana, a Secretaria de Educação afirma que a solicitação de que cada criança tenha lençol a toalhas de banho de uso individual faz parte de um esforço do órgão para garantir mais qualidade à saúde das crianças, evitando a transmissão de doenças. A higienização desses itens bem como de todos os objetos de uso pessoal da criança é de responsabilidade da família da criança, que procederá como achar melhor e usando os produtos de limpeza de sua livre escolha.

As creches são dotadas de lavanderias e possuem funcionários para operá-las. Nesses espaços são higienizados todos os itens de uso coletivo da escola, toalhas e panos de prato utilizados na cozinha, cobertores, lençóis (quando a família esquece de mandar e a creche “empresta”, ou quando acontece algum imprevisto, como, por exemplo, xixi inesperado e vômito. Nesse caso, a creche troca o lençol trazido pela criança por um limpo, até que a família venha buscar a criança e possa fazer a higienização).

Atualmente, são 19 creches municipais que atendem 255 crianças no berçário, 553 crianças no maternal I, 825 crianças no maternal II e 943 crianças no maternal III, totalizando 2.573 crianças. Para atender as crianças, a Secretaria Municipal de Educação conta com 452 monitores ativos e 175 estagiários de pedagogia. A média de crianças atendidas por funcionário em cada período de seis horas de trabalho é de oito. Essa média varia de acordo com a faixa etária atendida, por exemplo, no berçário, são cinco bebês por adulto, no maternal I e II, são entre seis e oito crianças por adulto, e no maternal III são 12 crianças por adulto.

O vereador Dr. José fez os questionamentos ao Executivo após receber reclamações de pais de alunos de que as creches municipais não estavam mais dando banho nas crianças.


Publicado em: 29 de março de 2016

Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!