O vereador Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PV), por meio de requerimento protocolado na última semana, questiona a Prefeitura a respeito da falta de exames de ultrassonografia na rede pública municipal. O pedido de informações foi apresentado após a veiculação de reportagens na imprensa regional a respeito da falta desse tipo de exame.
“Quando essa informação foi divulgada pelos jornais da região, a Secretaria Municipal de Saúde apontou três medidas para solucionar esse problema: a compra de 2,5 mil exames de ultrassonografia, a contratação de mais médicos e a realização de mutirão de ultrassom obstétrico aos sábados. Apesar do anúncio dessas ações, muitos munícipes reclamam da demora no atendimento e da falta de exames”, afirmou Pinguim. Segundo o parlamentar, essa situação obrigou muitos munícipes a buscarem atendimento na rede particular.
No requerimento, Pinguim indaga se as informações a respeito da falta de exames procedem e se as medidas apontadas pela Secretaria de Saúde realmente foram adotadas. Ele também pergunta como é feito o gerenciamento da cota de exames e se houve a contratação de profissionais para a realização desse serviço. O vereador questiona, ainda, se os mutirões foram promovidos, quando foram realizados e se houve divulgação a respeito desse atendimento. Por fim, parlamentar pede informações a respeito da quantidade de aparelhos de ultrassonografia, da previsão para aquisição de novos aparelhos, além do número de pacientes que aguardam na fila por esse exame na rede municipal.