O vereador Cláudio Peressim (PDT) protocolou moção que manifesta protesto à Agência de Energia Elétrica (Aneel) que aprovou o aumento da tarifa da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).
O parlamentar considera que, no último dia 08 de abril foi anunciado que a Aneel aprovou um aumento da tarifa da CPFL e que os consumidores que recebem energia de baixa tensão como residências e comércios tiveram um aumento de 20,19%, e para as indústrias, que recebem energia em alta tensão, o reajuste foi de 23,71%.
A CPFL atende 3,42 milhões de unidades consumidoras, em 234 municípios do interior do Estado de São Paulo.
“Considerando-se que o mundo vive atualmente uma de suas maiores crises econômicas já passadas em toda a historia, onde estamos vivenciando um cenário de demissões, redução de carga horária de trabalho e redução de salários, este aumento na tarifa de energia elétrica onera ainda mais a população que já sofre com o efeito da crise financeira mundial, já que se configura um período muito difícil para qualquer aumento no custo de vida dos trabalhadores”, acrescenta Peressim.
O vereador cita ainda que a agência divulgou nota argumentando a importância do reajuste das tarifas, considerando a atualização dos custos nos últimos doze meses definido na lei de concessão, mas atualmente com a hidreletricidade, os custos para a produção de energia são muito baixos, podendo-se concluir que as empresas têm uma margem de lucro muito grande em cima da venda da energia.
A tarifa de energia paga pelo brasileiro é a quinta mais alta do mundo, e podemos confirmar esta realidade quando recebemos a conta de energia em nossas casas. Temos a necessidade de tê-la, porém sabemos da dificuldade em pagá-la quando se está desempregado ou o salário foi insuficiente para suprir todas as necessidades básicas de uma família”, finaliza o pedetista.
Publicado em: 09 de abril de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4