O vereador Antonio Pereira (PT) indicou o nome de Waldemar Martins, morto em novembro de 2013, para ser homenageado com o Certificado de Vulto Emérito. Criada em 2010, o Vulto Emérito presta homenagem póstuma a pessoas que tiveram relevante participação na construção de história barbarense, em qualquer área de atuação, ou por relevantes serviços prestados à causa pública em favor da comunidade. Os certificados são entregues aos familiares do homenageado.
Em anexo à proposta de indicação do nome, Pereira apresenta uma breve biografia de Waldemar Martins, homenageado por sua relevante participação na construção da história barbarense na área social, sobretudo em obras sociais da igreja. Nascido em Salto, em 1929, ele se mudou para Santa Bárbara d’Oeste em 1952, já casado com Bárbara Maria Gobi Martins, com quem teve quatro filhos e 11 netos.
Durante 35 anos, trabalhou no Setor de Fundição das Indústrias Romi, empresa na qual se aposentou. Paralelamente, realizou um grande trabalho voluntário relacionado à área social, como Vicentino da Matriz Santa Bárbara, desempenhando esta função por 60 anos. Também foi, por 50 anos, Congregado Mariano da Paróquia Santa Bárbara e presidiu o Conselho da Sociedade São Vicente de Paulo – setor Santa Bárbara.
“Como Vicentino, ele ajudava famílias na área social, com carinho e dedicação que os voluntários têm às causas que abraçam. Sua vida foi dedicada ao próximo, sempre em busca de melhores condições de vida para os mais necessitados”, afirmou pereira. Entre as diversas honrarias que recebeu em vida, destacam-se a Medalha Dona Margarida, concedida a ele em 1987; dez medalhas de honra ao mérito por Dedicação e Solidariedade Humana e uma placa, datada de 1994, pela Expressão Máxima da Solidariedade.