O vereador Antonio Pereira (PT), nos termos do Decreto-Legislativo nº 02/02, indica o nome da líder comunitária Scheila de Almeida Miranda Santos para recebimento da Medalha de Mérito “Zumbi dos Palmares”, por sua atuação na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira. Junto da sugestão do nome, o parlamentar encaminha a biografia da homenageada.
Nascida em 20 de julho de 1977, na cidade de Itajuipe, interior da Bahia, filha de Elisabethe de Almeida Miranda e de Ailton Sales Miranda, é a irmã do meio de três filhos: Monalisa de Almeida Miranda e Raildo de Almeida Miranda. Até os 14 anos viveu com a família em sua cidade natal. Depois, mudou-se para Ilhéus, também na Bahia, onde teve sua primeira filha, Érika Almeida Miranda, nascida em 20 de novembro de 1995. Aos 19, veio sozinha para Campinas (SP) em busca de uma vida melhor para a filha. Trabalhou em casa de família como cozinheira e, em Campinas, engravidou do segundo filho, Gabriel de Almeida Miranda, que nasceu em Ilhéus (BA), em 24 de maio de 2002.
Quando retornou a São Paulo, ao término do período de licença maternidade, sua empregadora havia se mudado para Americana, no Iate Clube de Campinas, onde passou a morar. Em 2007, mudou-se com a filha para o acampamento Zumbi dos Palmares, em Santa Bárbara d’Oeste, onde vive até hoje. O filho Gabriel vive com a avó, que tem melhores condições de cuidar dele. Casou-se com Carlos Alberto Almeida Santos em 11 de outubro de 2013, depois de um relacionamento de cinco anos.
Desde esta época, envolveu-se na evangelização dos moradores do Zumbi dos Palmares e de quem mais a procurasse. A seu modo, também realiza um trabalho social na comunidade, acolhendo a todos como se fosse sua família. Tamanha dedicação rendeu a ela, em 2013, a eleição de presidente da Associação de Moradores do Zumbi dos Palmares (AMOZUP). Agora à frente da entidade, sua luta é para que estas famílias e estes jovens moradores do acampamento conquistem o sonho da casa própria e um futuro digno.