O vereador Antonio Pereira (PT) propõe nos termos do Decreto Legislativo nº 02/2002, a outorga da Medalha Zumbi dos Palmares à Ione da Silva, pela atuação na luta pelo combate ao racismo e a favor da cultura afro-brasileira. “A história da defesa dos direitos civis em Santa Bárbara d’Oeste se une à biografia da pastora Ione”, afirma o parlamentar.
Ione é presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos da Mulher; Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência; e participa da Câmara Temática da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Região Metropolitana de Campinas.
Chegou em Santa Bárbara d’Oeste em 2005, ocupando a função na Pastoral Universitária e Escolar da UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba) no campus barbarense e, a partir daí, seu envolvimento e comprometimento com a cidade cresceram.
Desde então, atua na questão do acampamento Zumbi dos Palmares, nas negociações, organização e mediação para que a situação da habitação precária seja resolvida. Desenvolveu vários projetos junto àquela comunidade e participou da organização da Associação dos Moradores e viabilizou a capacitação para as mulheres do Zumbi dos Palmares, possibilitando que elas conhecessem seus direitos civis e pudessem reconhecer casos de violência e abuso.
Ione possui graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1978), com especializações em Pastoral Social, na Costa Rica, e em Missão e Pastoral Urbana, na Inglaterra, e mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (1996). Também é sacerdotisa-clériga da Associação da Igreja Metodista e agente de pastoral da universidade.
Recentemente, tem se envolvido diretamente no apoio aos haitianos que migram para o Brasil. Foi interlocutora para viabilizar o acesso dos haitianos à inclusão, por meio do acesso à Língua Portuguesa, dando a possibilidade de construção de uma vida digna e livre do racismo e do preconceito.
A pastora londrinense e, por adoção, barbarense, é detentora do Título Honorífico de Cidadã Barbarense, concedido a ela em 2012.