(19) 3459-8900

Notícias

Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

Notícias

PEREIRA FAZ HOMENAGEM PÓSTUMA A JOSÉ MARCOS DE SOUZA COM CERTIFICADO DE VULTO EMÉRITO


Por meio de documento protocolado, hoje (18), o vereador Antonio Pereira (PT) sugere o nome de José Marcos de Souza, mais conhecido como Marquinho, para o recebimento do Certificado de Vulto Emérito, em função de sua relevante participação na construção da história barbarense na área Social. Essa homenagem póstuma será entregue à família de Marquinho em cerimônia realizada na Câmara.

Em anexo à proposta, Pereira apresenta uma breve biografia do homenageado. Natural de Barão de Antonina (SP), José Marcos de Souza é filho dos lavradores Benedito Júlio de Souza e Eufrásia Garcia de Souza. Iniciou seus estudos em uma Escola Rural da mesma cidade em que nasceu, mas se mudou em janeiro de 1974 para Ribeirão Vermelho do Sul, hoje chamada de Riversul, onde deu continuidade em seus estudos na Escola Professor Lázaro Soares.

Em janeiro de 1978 migrou com sua família, entre os quais o atual vereador Antonio Carlos de Souza, o Antonio da Loja (PMN), para Santa Bárbara d’Oeste. Interrompeu seus estudos para ajudar no sustento da família, trabalhando com seus irmãos na colheita da laranja. Também trabalhou na área têxtil por vários anos.

Quando a família estava mais estruturada, voltou a estudar e, durante este período, foi vice-presidente do grêmio estudantil da Escola Estadual “Therezinha Murbach Lacava”, onde se destacou bastante e despertou para o trabalho social. Foi no bairro em que morava em Santa Bárbara d’Oeste, no Jardim Europa, que começou a atuar em movimentos e grupos de jovens como o JUREIA (Juventude Reinando Amor). Seu trabalho principal era integrar jovens envolvidos com drogas à sociedade, por meio do esporte e das atividades educativas.

Foi Conselheiro Tutelar na 1ª gestão do Conselho Tutelar de Santa Bárbara d’Oeste, de 1988 a 2000, onde prestou relevante trabalho para as crianças e adolescentes, sendo reeleito para a 2ª gestão do conselheiro que teve início de 2001 até 2003. Também atuou como presidente do Conselho Tutelar, onde com sua dedicação conseguiu várias internações para menores com dependência química, no qual obteve uma porcentagem grande de recuperação.

“Ele colaborou para a criação da Casa de Abrigo, que cuida de vulneráveis e crianças em situação de risco. Também foi voluntário no Lar Batista de crianças, na cidade de Americana.Também foi um dos fundadores do PT em Santa Bárbara d’Oeste, partido ao qual foi filiado e militante até o fim dos seus dias. Morreu em 22 de agosto de 2009”, disse.
 


Publicado em: 18 de outubro de 2013

Publicado por: Câmara Municipal

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!