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Câmara Municipal de

Santa Bárbara D'Oeste

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NOVOS VEREADORES E ASSESSORES PARTICIPAM DA PRIMEIRA ETAPA DE CURSO PREPARATÓRIO


     Os novos vereadores eleitos e seus assessores participaram hoje (13), das 14 às 17 horas, da primeira etapa do curso preparatório, promovido pelos servidores da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste. O curso tem o objetivo de informar os novos parlamentares e seus assessores diretos sobre as atribuições do Legislativo e a rotina dos trabalhos na Casa.

     O presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), ao fazer a abertura do encontro, disse que a Mesa Diretora atual pretende facilitar o trabalho dos parlamentares, não limitando o uso do telefone e do carro oficial, entre outras medidas. Ele ressaltou, no entanto, que vereadores e funcionários devem ter responsabilidade na utilização dos equipamentos disponibilizados pela Câmara e respeito pelo patrimônio público.

     Após a abertura do evento, a primeira apresentação foi promovida pelos historiadores Antonio Carlos Angoline e Sandra Edilene, da Fundação Romi. Eles foram convidados para falar um pouco sobre a história de Santa Bárbara d’Oeste.

     Segundo Angoline, o principal intuito da apresentação é despertar a curiosidade dos representantes do povo sobre a história do município, assim como o amor e o respeito pela cidade. “Conhecendo melhor a história de Santa Bárbara d’Oeste e sua importância para o Brasil, os vereadores sentem ainda mais responsabilidade pelos seus atos”.

     Logo após um breve resumo sobre a história barbarense, foi a vez do procurador jurídico, Raul Miguel Freitas de Oliveira falar aos presentes sobre a atuação do Departamento Jurídico da Casa. Ele discorreu sobre a divisão dos poderes e definiu quais as atribuições constitucionais dos vereadores, ressaltando a importância dos parlamentares respeitarem suas atribuições de fiscalizar o Poder Executivo e criar leis relativas a assuntos de interesse do município, respeitando a Constituição Federal e a do Estado de São Paulo.
    

     A última apresentação de hoje foi realizada pela coordenadora legislativa da Secretaria, Lucilene de Castro Fornazin. Além de explicar as atribuições do setor, ela apresentou modelos de documentos redigidos nos gabinetes, como projeto de lei, projeto de lei complementar, projeto de resolução, moção, requerimento, entre outros.

     Serão apresentadas amanhã as atribuições dos setores de Compras, Almoxarifado e Patrimônio, Recursos Humanos, Comunicação e Imprensa e Informática. Todos os servidores, incluindo aqueles que participaram hoje do curso, estarão presentes ao final do evento para esclarecer eventuais dúvidas dos novos assessores e parlamentares.

 

 


Publicado em: 13 de janeiro de 2009

Publicado por: Câmara Municipal

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Categoria: Notícias da Câmara

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