Por indicação da vereadora Germina Dottori (PV), foi publicado, hoje (19), no Diário Oficial do Legislativo, o Ato da Mesa 63/2018, o qual outorga o Certificado de Vulto Emérito ao ex-prefeito Isaías Hermínio Romano. Esse ato tem o intuito de homenagear a relevante participação desse ex-prefeito na história barbarense. Criado pelo Decreto-legislativo 11/2010, o Certificado de Vulto Emérito homenageia pessoas já falecidas que tiveram relevante participação na construção da história barbarense em diferentes áreas. A entrega desse certificado a familiares do homenageado deve ser promovida em solenidade prevista para o mês de novembro.
Nascido em Piracicaba, em 1926, filho de Roberto Romano e Eliza Marconi Romano, Isaías Hermínio Romano morreu em 7 de maio de 2012 em Santa Bárbara d’Oeste. Aos 22 anos de idade, ele se casou com Ignez Bianchi Romano, com quem teve quatro filhos: Édison, Luiz Alberto, Jorge Luís e Isaías Hermínio Romano Júnior. Recém-casado, deixou Piracicaba e buscou sua realização profissional, passando por Barra Bonita (SP), Fronteira (MG) e Santa Bárbara d’Oeste, aonde chegou em 1950, instalando uma oficina mecânica de autos.Em 1957 passou a atuar como comerciante, dirigindo uma loja de autopeças na avenida Monte Castelo. Posteriormente expandiu suas atividades, no mesmo ramo, para as cidades de Americana e Limeira.
Na vida pública, foi eleito vereador em Santa Bárbara d’Oeste para a Legislatura de 1956 a 1959, atuando como vice-presidente da Câmara em 1956. Também exerceu outros cargos públicos na comunidade barbarense, como presidente da ACISB (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste), tendo realizado a 1ª FACISB (Feira Agrocientífica e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) em 1968. Foi o presidente fundador da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de 1967 a 1968. Nessa mesma entidade, presidiu a comissão de obras para a construção da sede localizada na avenida Tiradentes entre 1973 e 1976.
Homem religioso, foi membro da 1ª Igreja Batista de Santa Bárbara d’Oeste, tendo ocupado cargos como diácono, tesoureiro e presidente da Comissão de Obras, para a construção do templo localizado na rua Prudente de Moraes, no Centro. Em 1968, concorreu ao cargo de prefeito pela ARENA, mas não se elegeu. Foi eleito em 1976 pela ARENA, tendo cumprido seu mandato de 1º de fevereiro de 1977 a 31 de janeiro de 1983, sendo reeleito pelo PFL em 1988.
Como prefeito, deixou sua marca desenvolvendo grandes obras e ampliando a expressão política de Santa Bárbara d’Oeste em todo o Estado, assim como a importância econômica do Município. Em 13 anos, a população do Município saltou de 37 mil para 150 mil habitantes. Criou cinco bairros de casas populares (31 de Março, Francisco de Cilo (Inocoop), Ângelo Giubbina, Trabalhadores e Roberto Romano). Foi o responsável também pela construção do prédio da Prefeitura, do Teatro Municipal Manoel Lyra, de 12 escolas de primeiro grau, nove pré-escolas, Centro Social Urbano, entre outras obras relevantes, incluindo pavimentação de diferentes bairros e criação de diferentes reservatórios e de estação de tratamento de água.
“Isaías Hermínio Romano foi um homem de trabalho e isso é plenamente comprovado em tudo o que fez para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste, sobretudo no combate ao déficit habitacional existente no Município. Em suas gestões, foi responsável pela construção de mais de 1 mil casas populares”, afirmou Germina.
Publicado em: 19 de julho de 2018
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1