O vereador Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), intermediou, na última quinta-feira (3), reunião entre o secretário municipal de Saúde, Dreison Iatarola, e Marco Cezário, diretor médico do Projeto CIES. Esse projeto é estruturado por vans, caminhões, carretas e boxes, que se adaptam à necessidade do Município, formando um centro móvel de atendimento a especialidades como gastroenterologia, otorrinolaringologia, urologia, mastologia e cardiologia, além de pequenas cirurgias e coletas de exames de laboratório.
Além de Dreison e Cezario, participaram do encontro, Ana Rocha – coordenadora de regulação, Lucimeire Rocha – diretora de saúde, Rodrigo Ito, assessor de gabinete, Edson Bezerra – responsável técnico do Centro de Especialidades, Ellen Carine – enfermeira e responsável técnica do Centro de Especialidades, e Renato Quintela – diretor de relações institucionais do Projeto CIES.
Desde de 2010 o vereador Kadu busca meios e formas de trazer esse Projeto para a Santa Bárbara d´Oeste e vem realizando encontros com técnicos e diretores do projeto e a Administração Municipal. Em 2011, o vereador reuniu se diretamente com o idealizador e diretor do projeto, Roberto Kikawa. Em abril de 2013, o vereador Kadu recepcionou o diretor do projeto em encontro com o prefeito Denis Andia.
Durante o encontro desta semana, Kadu falou sobre a necessidade de ampliar o atendimento no setor de Saúde em nossa cidade e das dificuldades de todos os munícipios em oferecer melhores serviços nessa área. Ao diretor médico, Dreison expôs as maiores dificuldades do município atualmente, destacando a necessidade em agilizar exames como endoscopia, colonoscopia e ultrassom. Ao final, Iatarola parabenizou o serviço do projeto CIES e destacou que irá constatar outras secretarias para viabilizar a contratação deste serviço.
A intenção do vereador é trazer um centro móvel para Santa Bárbara d’Oeste, desafogando a fila por exames, além de melhorar o atendimento público. “Será um grande serviço para oferecer à população e complementar no atendimento de saúde do nosso Município”, disse Kadu.
“Cerca de 75% da população brasileira depende do Sistema Único de Saúde, e as solicitações de exames aumentam cada vez mais. Fico contente pelo empenho do secretário da saúde e da Administração Municipal, em trazer esse benefício para nossa cidade. Não basta somente reclamar, podemos apresentar soluções para contribuir para o desenvolvimento e melhores serviços em nossa cidade”, afirmou o vereador.