O vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), se reuniu, hoje (1°), em seu gabinete, com o vereador americanense Thiago Brochi (PSDB) para tratar de projeto de lei sobre a criação de um banco de troca de medicamentos entre os municípios. Brochi também apresentou a proposta a vereadores das câmaras municipais de Sumaré e Nova Odessa, com intenção de que cada parlamentar apresente projeto de lei em seu município e a parceria funcione entre as quatro cidades.
“A parceria visa a minimizar o problema de medicamentos vencidos que são descartados pelas unidades de saúde de cada município. Com o banco, seria possível doar medicamentos que estão sobrando para as cidades parceiras antes que os mesmos vencessem e fossem obrigatoriamente descartados, gerando grande desperdício”, explica Brochi, destacando dado da Pharmacia Revista em que a presidente da Comissão de Saúde Pública e Conselheira Regional de Farmácia de Goiás, Lorena Alencar, afirma: “para cada R$ 1 gasto na aquisição de medicamentos são necessários R$ 2 para a incineração dos mesmos, quando têm a validade vencida”.
“Estudarei a questão e buscarei dados do desperdício de medicamentos devido ao vencimento em nosso Município, mas acredito que essa seja uma questão importante, uma vez que envolve o melhor aproveitamento dos recursos públicos aplicados no setor de saúde e a ampliação do acesso a medicamentos por parte da população”, afirma o vereador Juca Bortolucci.
Publicado em: 01 de março de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1