O presidente da Câmara barbarense, o vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), recebeu, hoje (2), em seu gabinete, a visita do ex-vereador Darci Simões Bueno. No encontro, Juca foi informado a respeito do tombamento dos imóveis existentes na antiga vila rural localizada na Fazenda São Luiz, perto da divisa de Santa Bárbara d’Oeste com Capivari. O presidente do Legislativo e o ex-parlamentar, em março deste ano, acompanharam visita de integrantes do Codepasbo (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santa Bárbara d'Oeste) ao bairro rural, com o objetivo de fazer um levantamento dos antigos prédios existentes nessa localidade e verificar seu valor histórico e cultural para o Município.
“No início do mês passado esses imóveis foram tombados pelo Codepasbo e, no último dia 30, o juiz da 1ª Vara Cível, Dr. Thiago Garcia Navarro Senne Chicarino, determinou que a empresa responsável pela área não promovesse qualquer intervenção nos prédios do processo de tombamento, sob pena de multa diária de R$ 5 mil”, afirmou Juca. Com o tombamento dessas casas, o presidente do Legislativo espera que as famílias que vivem nesse bairro rural não sejam obrigadas a deixar suas residências.
“Muitos dos trabalhadores rurais que vivem nessa região foram demitidos no início do ano, sendo notificados para deixar esses imóveis até julho. O Codepasbo teme que, com a saída dos antigos moradores, essas casas sejam demolidas ou simplesmente depredadas por vândalos”, explicou Juca, ressaltando, no entanto, que o processo de tombamento dos imóveis não significa que a empresa proprietária da área será obrigada a manter essas famílias no local.