O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, Juca Bortolucci (PSDB), está confiante que, nos próximos dias, a Câmara Municipal estará preparada para vistoria do Corpo de Bombeiros e será a primeira Câmara do Estado de São Paulo a conseguir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Em 2015 os Bombeiros apontaram problemas e o setor de manutenção da Câmara iniciou os trabalhos para obter esse laudo de vistoria.
Entre as irregularidades apontadas:
- Largura de saídas inferiores ao previsto no projeto e portas da recepção.
- Portas de saída sem barra antipânico.
- Falta de corrimãos laterais e centrais no corredor central.
- Abertura superior a 15cm de diâmetro nas guardas vazias.
- Falta de corrimão na rampa de acesso na entrada pelo estacionamento.
- Luminárias em desacordo ao projeto.
- Luminárias que não estavam funcionando.
- Falta de sinalização em alarmes e detectores de fumaça na central do sistema.
- Necessidade de instalação de uma rede elétrica para a bomba do hidrante e engate rápido.
Depois de o setor de Manutenção dedicar meses na adequação dos itens, tudo se encontra dentro dos padrões e, nos próximos dias, deverá ocorrer a vistoria do Corpo de Bombeiros para expedição do AVCB. Com a expedição do documento, a Câmara de Santa Bárbara será uma das primeiras do Estado de São Paulo a conseguir esse laudo. “Estamos fazendo nosso dever de casa. O poder público cobra que os estabelecimentos privados tenham o laudo do corpo de bombeiros, mas esquece que muitos prédios públicos não possuem o mesmo documento” disse Juca.
Ainda em 2015, a Câmara de Santa Bárbara também foi uma das primeiras do Estado a conseguir a isenção de pagamento de pedágio para os carros oficiais do poder legislativo, gerando assim uma economia média de R$ 12 mil reais por ano aos cofres públicos.