Os vereadores Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), e Fabiano Ruiz Martinez, o Pinguim (PDT), protocolaram hoje (13) o Projeto de Lei 123/2009, que institui o Programa de Aproveitamento de Madeira de Podas de Árvore – PAMPA em Santa Bárbara d’Oeste. A propositura tem o objetivo de gerar benefícios econômicos e ambientais para Santa Bárbara d’Oeste, reduzindo o desmatamento e contribuindo para aumentar a vida útil dos aterros.
O projeto prevê a implementação, dentre outras medidas, da transformação dos resíduos de podas de árvores em combustíveis e lenha para a utilização em fornos de cerâmica, olarias e pizzarias, padarias e lareiras. Já as folhas e galhos finos seriam utilizados para compostagem. De acordo com a propositura, o Poder Executivo poderá celebrar convênios com universidades, escolas, entidades relacionadas ao meio ambiente e iniciativa privada com a finalidade de desenvolver pesquisas para o aprimoramento técnico e científico desse programa.
De acordo com o vereador Juca Bortolucci, a aprovação desse projeto deve contribuir para o município obter o Selo Verde, um sistema de cerficação ambiental municipal, que avalia as iniciativas da gestão municipal na área de meio ambiente. “Os municípios com melhor avaliação nessa área terão prioridade na obtenção de recursos junto ao Governo de São Paulo”, disse Juca.
Além de destacar a obtenção dessa certificação ambiental, o vereador Pinguim também afirmou que a medida é importante para evitar o corte desnecessário de árvores no município. “Alguns estabelecimentos comerciais poderão aproveitar a madeira proveniente de poda, evitando o desmatamento e gerando recursos financeiros para a Administração Municipal”, afirmou.
Publicado em: 13 de novembro de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1