O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca (PSDB), por meio de moção protocolada hoje (4), manifesta apelo ao governador Geraldo Alckmin para instalação de uma unidade do “Fábricas de Cultura” em Santa Bárbara d’Oeste. Esse projeto do governo estadual, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), é voltado à educação e formação nas mais variadas formas de expressão artística.
“As Fábricas de Cultura oferecem diversos cursos de iniciação artística para jovens de 9 a 18 anos, além de atividades para toda a comunidade e hoje estão instaladas em regiões desfavorecidas da Capital paulista”, explicou Juca, ressaltando que essas unidades dão oportunidades a jovens e crianças de terem acesso a arte de qualidade em modernos prédios, abrindo as portas para uma nova realidade em suas vidas. Além de oferecer aulas nas áreas de música, teatro, circo, dança, multimeios, xadrez e artes plásticas, esses espaços contribuem para a difusão cultural, abrigando espetáculos para toda a comunidade nos finais de semana, além de oferecer biblioteca com mais de dois mil títulos.
Juca destaca que esse programa já conta com dez unidades nos seguintes bairros: Jardim São Luis, Itaim Paulista, Parque Belém, Sapopemba, Vila Curuçá e Vila Nova Cachoeirinha, Cidade Tiradentes, Brasilândia, Jaçanã e Capão Redondo. “Santa Bárbara d’Oeste poderia ser a primeira cidade do interior a receber este importante projeto, beneficiando crianças e adolescentes, que passarão a receber educação e cultura para formar cidadãos de bem”, disse.