O presidente da Câmara barbarense, vereador Edison Carlos Bortolucci Júnior, o Juca Bortolucci (PSDB), protocolou, na manhã de hoje (12), uma moção de apelo à presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu Alckmin, para que implante uma unidade do Projeto Escola de Construção Civil em Santa Bárbara d’Oeste.
Esse programa é direcionado para a capacitação ou readequação profissional e atende a vários segmentos da construção civil em comunidades carentes, possibilitando a formação para a inclusão no mercado de trabalho. Os cursos oferecidos atendem vários segmentos da construção civil, como assentador de pisos e azulejos, encanador e pedreiro. O curso tem duração de dois meses.
O projeto está presente em duas unidades próprias do Fundo Social e em 56 Polos Regionais da Escola de Construção Civil no Interior e entidades sociais da Capital. Desde 2012, foram qualificadas 9.674 pessoas. Para os alunos destes cursos há laboratórios para aulas práticas com espaços que produzem os ambientes de trabalho e que, por meio de simulações, propiciam o desenvolvimento das técnicas peculiares a cada um deles.
“Estamos pedindo este curso para Santa Bárbara porque é uma maneira de qualificar e requalificar trabalhadores que necessitam de capacitação, sem a exigência de escolaridade mínima, beneficiando a população mais carente, que pode ingressar em uma nova profissão ou mesmo usar o conhecimento para construir sua própria casa”, finalizou Juca.