O vereador Gustavo Bagnoli (PSDB), por meio de requerimento protocolado ontem (13), pede informações à Administração Municipal a respeito da queima da palha de cana que vem ocorrendo no município de Santa Bárbara d’Oeste. O parlamentar destaca ter sido procurado por diversos munícipes, os quais reclamam das recentes queimadas ocorridas na zona rural do município.
Ainda no requerimento, o parlamentar afirma que a queima da palha de cana-de-açúcar libera gás carbônico e outros gases na atmosfera, que são altamente nocivos à saúde, além de ser danosa ao meio ambiente. “Entre o coquetel de substâncias químicas liberados destacam-se os HAPs (Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos), componente altamente cancerígeno”, explicou, citando estudo realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista). Bagnoli destaca, também, que a CETESB não pode mais conceder autorizações ambientais para queimadas de palha na região.
No requerimento, o vereador questiona se exista alguma autorização para que produtores de cana possam efetuar a queimada como ocorreu no último final de semana. Em caso de resposta negativa, ele indaga quem é o responsável pela fiscalização e quais medidas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem adotado para evitar novas queimadas.
Publicado em: 14 de agosto de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1