O vereador Gustavo Bagnoli (PSDB), por meio de moção protocolada hoje (27), manifesta apelo ao prefeito, Denis Andia, e ao secretário municipal de Segurança, Rômulo Gobbi, para que as rondas da Guarda Municipal sejam intensificadas na área central, principalmente durante a madrugada. O parlamentar cita que, nas últimas duas semanas de fevereiro, cerca de 10 estabelecimentos sofreram prejuízos com furtos e assaltos.
“Um comerciante, após ser assaltado três vezes, decidiu mudar seu estabelecimento para outra cidade”, afirmou o vereador, ressaltando que o comércio barbarense resiste à duras penas, devido ao pequeno fluxo de consumidores no Centro e à recente crise econômica. “A fraca movimentação, aliada à falta de segurança, provoca inconstância nos comerciantes. Muitos não conseguem se fixar num determinado ponto, enquanto outros não investem o necessário em melhorias nos próprios estabelecimentos”, comentou.
Bagnoli também comentou que já está estatisticamente comprovado que os furtos ocorrem no período entre as 23 horas e as 5 horas da manhã, o que demonstra falha na segurança por parte da Administração Pública. O vereador ressalta, ainda, que a situação atual afasta possíveis empreendedores, inclusive o investimento de grandes redes no Município.