Atendendo requerimento formulado pelo vereador Cláudio Peressim (PDT) e deferido pelo presidente Anízio Tavares da Silva (DEM), estará usando a Tribuna Livre da Câmara Municipal, durante a 8ª Reunião Ordinária, na próxima terça-feira, dia 10, Gil Cones, presidente da Associação de Beneficência e Educação - Casa da Criança.
Gil falará aos vereadores e ao público presente sobre a instituição, fundada em 21/12/1958, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e que é composta por uma rede multidisciplinar de profissionais e voluntários.
A Casa da Criança tem como proposta principal desenvolver o potencial humano na população assistida, despertando-lhe para a importância das relações interpessoais, e do estabelecimento e manutenção de uma rede social saudável.
Para tanto e buscando mobilizar todos os segmentos sociais, empenha-se em resgatar-lhes a infância e a juventude como momento privilegiado de formação do caráter humano, potencializar-lhes, através de ações sócio-educativas e oportunidades de convívio social complementar aos ambientes escolar, familiar, acesso à cidadania e de desenvolvimento de novas e diferenciadas alternativas de inclusão social”, diz Gil.
Atende atualmente 300 crianças e adolescentes – com idade entre 4 a 14 anos – provenientes de bairros periféricos do município, onde estão expostos a situações de vulnerabilidade social e que comparecem espontaneamente em busca de auxílio ou são encaminhados pelo Conselho Tutelar, Poder Judiciário e Prefeitura Municipal.
Também nesta entidade está instalado o Lar Social – Casa da Criança – com capacidade para atender 30 adolescentes sendo 18 meninas com idade entre 10 a 17 anos e em um outro lar, 12 meninos de 12 a 17 anos. “É uma alternativa de moradia provisória, que prima pelo clima residencial, com atendimento personalizado, em pequenas unidades, para pequenos grupos”, completa.
Segundo ele, sua finalidade é propiciar às crianças e adolescentes assistidos, oportunidade de participação na vida da comunidade através da utilização de recursos como escolas, áreas de lazer, centros médicos, centros esportivos entre outros.
“Assim como há crianças e adolescentes que terão uma permanência breve, e essa brevidade pode se converter em horas ou dias, há aqueles que terão uma permanência prolongada, podendo resultar em meses ou anos”, conclui.
Gil Cones utiliza a Tribuna Livre do Legislativo no início da reunião, após a leitura do ementário do expediente, às 14h00.
Publicado em: 06 de março de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4