O presidente da Câmara de Hortolândia, George Julien Burlandy (PR), foi eleito hoje, por aclamação, o presidente do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). É a segunda vez que Burlandy dirige a entidade, após cumprir mandato em 2007.
A sessão de eleição da nova diretoria foi realizada na Câmara de Santa Bárbara d’Oeste, com a participação de representantes de 11 das 19 Câmaras: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.
Os trabalhos foram coordenados pelo ex-presidente Áureo Nascimento Leite, de Nova Odessa. Antes da eleição, os vereadores aprovaram a ata da última reunião realizada em 11 de dezembro de 2008, em Hortolândia.
Além de Burlandy, foram eleitos: Marco Antonio Alves Jorge, o Kim (PDT), de Americana – 1º vice-presidente; Anízio Tavares da Silva (DEM), de Santa Bárbara d’Oeste – 2º vice-presidente; José do Carmo Rissi, o Zé Creme (PSDB), de Artur Nogueira – 1º secretário; Aurélio José Cláudio (PDT ), de Campinas – 2º secretário; e Rogério Maluf (PDT ), de Monte Mor – tesoureiro.
O vereador Kim foi escolhido o representante do Parlamento Metropolitano junto à Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e à União Nacional dos Vereadores. George Burlandy fez a proposta da criação de mais três Pólos Legislativos, a exemplo do que já acontece com as Câmaras de Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Monte Mor.
O segundo polo seria formado pelos presidentes das Câmaras de Campinas, Valinhos, Vinhedo e Itatiba. O terceiro com Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho. E o quarto Polo Legislativo Microrregional seria composto por Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio de Posse e Pedreira. As articulações serão desenvolvidas pelos representantes das Câmaras de Campinas, Artur Nogueira e Pedreira.
Após ser eleito, George Burlandy destacou a importância da união dos vereadores para o desenvolvimento da RMC. “É um prazer discutir os problemas dos municípios regionalmente. Temos que pensar na região e nos unir”, conclamou. Segundo ele, as reuniões do Parlamento irão acontecer na última sexta-feira de cada mês em cidades diferentes.
Para o presidente da Câmara barbarense, Anízio Tavares, as reuniões do Parlamento têm sido muito importantes para debater as questões comuns aos municípios e propor soluções, além da troca de experiências entre os Legislativos. O democrata também cobrou maior participação das Câmaras nas reuniões do Parlamento. “Temos que nos unir, quanto maior for a participação mais fortalecidos estaremos para lutar em benefício da nossa região”, finalizou.
Publicado em: 29 de maio de 2009
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.4