Em resposta a requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José (PSDB), sobre a demora na entrega de resultado do exame Papanicolau feitos na Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura informou que, atualmente, os resultados estão sendo entregues pelo Governo do Estado em um prazo médio de 90 dias.
O vereador fez os questionamentos após receber reclamações de munícipes relatando grande demora para obter os resultados dos exames realizados. “O munícipe Washington Rosa reclamou que foi na Saúde da Mulher buscar o exame da esposa feito no dia 15 de agosto do ano passado e até o início de março o exame não estava disponível para apresentar ao médico especialista”, considera Dr. José.
Na resposta assinada pelo secretário municipal de Governo, Rodrigo Maiello, a Administração Municipal informa que o serviço é de atribuição estadual e que houve alteração do serviço de referência, passando da Unicamp para Barretos, visando maior celeridade na liberação dos resultados. Segundo informado pelo Governo do Estado, essa alteração foi decorrente da dificuldade da Unicamp em analisar as lâminas enviadas.
A Prefeitura informou que a situação já está normalizada. Sobre a quantidade mensal de exames, o Executivo respondeu que são feitos 450 coletas na rede municipal. A coleta do exame é realizada no Município e submetida para análise na esfera estadual. Incumbe à municipalidade tão somente os custos de insumos e mão-de-obra.
“A mudança da análise para Barretos melhorou um pouco as condições e as mulheres da nossa cidade esperam um tempo médio de 90 dias para conhecer o resultado do exame de Papanicolau. O ideal seria um prazo menor, mas já houve um avanço”, avaliou Dr. José.
Publicado em: 28 de março de 2018
Publicado por: Marcela Delphino - Mtb 57.565
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1