Em resposta a requerimento do vereador José Antonio Ferreira, o Dr. José, acerca de atendimento a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) com acupuntura médica, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou que, no momento, não tem pacientes aguardando para este tipo de procedimento na Rede Municipal de Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que no SUS o atendimento de acupuntura é preconizado por meio de classificação de risco, sendo realizado por uma regulação médica, em que são priorizados de acordo com a necessidade de cada indivíduo dentro do ambulatório de dor crônica. Dessa forma, é muito difícil determinar o tempo de espera, pois dependerá de cada situação.
Para ser atendido, o paciente passa por consulta pelo profissional responsável pelo ambulatório, que avalia a necessidade de acordo com a resposta do paciente diante do tratamento. As aplicações são feitas no Centro Médico de Especialidades para pacientes enquadrados no Ambulatório de Dor Crônica. Quanto ao custo do procedimento, a Prefeitura informou que não tem como avaliar o custo separado para o ambulatório, pois este processo ainda não foi implantado. “Futuramente, será possível avaliar cada segmento”, diz a nota.
Questionado sobre o número de atendimentos realizados, o Executivo informou que são atendidos mensalmente 156 pacientes, entre consultas e retornos específicos de terapia. O vereador Dr. José solicitou as informações porque recebeu reclamação de pacientes sobre a demora no agendamento de acupuntura indicada por profissional da rede pública de saúde. “Se não há demanda em espera, melhor ainda”, disse o parlamentar.
A OMS considera que acupuntura serve de complemento para tratamentos da medicina tradicional e, inclusive, lista uma série de doenças em que há ótimos resultados com a utilização dessa técnica, dentre as quais se destacam: recuperação de AVC, depressão, cólicas, enxaqueca, gastrite, artrite, sinusite, problemas intestinais, TPM, rinite, alergias, auxílio no emagrecimento, dores nas costas, insônia, dores musculares e fibromialgia.
Publicado em: 23 de outubro de 2017
Publicado por: Fernando Campos - Mtb 39.684
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1