A saúde de Santa Bárbara d’Oeste tem um déficit de 80 médicos, segundo informou a Prefeitura em resposta ao requerimento apresentado pelo vereador Valmir Alcântara de Oliveira, O Careca do Esporte (PT). De acordo com as informações da Administração Municipal, é necessário adicionar 30 profissionais na atenção básica, 20 na atenção especializada e outros 30 no atendimento de urgência nos quadros atuais da Secretaria de Saúde do município.
Ainda conforme as respostas encaminhadas à Câmara Municipal, a prioridade da Prefeitura é a atenção básica, responsável por atender de 80% a 90% da população, resolver grande percentual dos problemas do setor. Em resposta aos questionamentos do parlamentar quanto à fila de espera pelo atendimento de especialidades, a Prefeitura informou que a demora corresponde a aproximadamente dois meses entre o agendamento e a consulta e comparou o tempo de espera ao que ocorre na maioria dos convênios médicos. Quanto ao número de pacientes que aguardam por atendimento, o documento informa apenas que o número é “dinâmico”.
Mais Médicos
Ao responder sobre a adesão do município ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a prefeitura barbarense informou que, no momento, a Secretaria de Saúde conta com um médico que optou pelo Município. Segundo a Prefeitura, o critério para distribuição dos profissionais, que foi um dos questionamentos de Careca, será com base na demanda populacional e oferta de médicos de cada UBS (Unidade Básica de Saúde).
A Prefeitura informou que existe convênio firmado com cooperativa apenas para a contratação de médicos plantonistas e, na atenção básica, os profissionais são contratados por concurso público, ou em caráter emergencial, ambas com resultados bem abaixo do esperado.
Careca disse que pediu informações sobre o quadro de médicos da rede municipal depois de ouvir as reclamações da população quanto à falta de profissionais nas UBSs e a demora em agendar consultas com especialistas. “Acho preocupante essa defasagem de 80 médicos em Santa Bárbara d’Oeste, e isso é um dos principais problemas da saúde enfrentada pela população”, afirmou.
Publicado em: 30 de agosto de 2013
Publicado por: Câmara Municipal
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.1